Extremamente divertido e com vantagens para todos os tipos de ciclistas, os pump-tracks estão se multiplicando no mundo todo
Seja você um ciclista urbano, um “espideiro” ou um mountain biker, o pump track pode ser uma excelente ferramenta para melhorar sua habilidade em cima da bike e, também, para dar aquele “plus” na forma física, sempre de forma divertida.
A seguir, confira as principais informações sobre a modalidade e, no fim do texto, uma lista com algumas pistas públicas espalhadas pelo Brasil – se você conhecer mais alguma, compartilhe com a gente nos comentários de nossas redes sociais! 🙂
O que é um Pump Track?
Para não esticar demais, o pump track é uma pista de asfalto ou de terra composta por “lombadas”, que são chamadas rollers, e curvas de parede. A ideia é que o ciclista deve utilizar os movimentos do corpo para embalar a bike, “pumpeando” sem pedalar.
O movimento correto exige prática, mas com algumas horas de treino já dá para brincar até cansar, literalmente. Além de ser um excelente treino para ganhar condicionamento e queimar calorias, o pump track é uma forma super divertida de evoluir sobre a bicicleta.
A habilidade que você ganha na pista é rapidamente transferida para outras modalidades do ciclismo, especialmente para o mountain bike. Mas, mesmo que este não fosse o caso, o ambiente do pump track e a prática da atividade já são motivo suficiente para ir para a pista dar uma brincada – sim, o espírito de descontração está mais do que presente, o que nos leva ao próximo tópico.
Divirta-se acima de tudo
Antes de qualquer coisa, o pump é uma maneira extremamente divertida de andar de bike. Diferente da estrada e até mesmo de algumas trilhas, onde você passa boa parte do tempo pedalando “sem fazer muita coisa”, cada segundo no pump track envolve pilotar a bike, o que acaba sendo um prato cheio para quem adora a sensação do “flow” – quando mente, máquina e pista fundem-se em um só, buscando velocidade e fluidez.
Além disso, como é impossível andar o tempo todo, tanto por que cansa, quanto por que estamos o tempo todo revezando o espaço com outras pessoas, o pump track é uma oportunidade excelente de interagir com gente de todas as idades e de diferentes tribos.
Como você tem zero obrigação de nascer sabendo e a ideia é aprender, aproveite esta oportunidade para observar a galera que sabe andar e não tenha medo de perguntar: normalmente, o pessoal é muito solícito e fica feliz em dar dicas e esclarecer dúvidas dos iniciantes, o que sempre acaba ajudando na sua evolução. E por falar em evolução:
O Pump Track é um baita treino
Se você é ligado nos treinos e gosta de monitorar suas atividades, grave seus rolês no pump track com uma cinta cardíaca. Rapidamente você vai reparar que, em meio ao anda e para, vai acumular uma carga considerável de treino, principalmente com picos de alta intensidade – excelente para dizer adeus àquele pneuzinho insistente.
Pela própria natureza da atividade, é possível bater um papo com seu treinador e montar um treino intervalado no pump track. Apesar do movimento não ser exatamente o mesmo da pedalada, certamente é uma boa forma de fazer intervalos de alta intensidade, por exemplo.
Além disso, o pump trabalha muito as pernas, os braços e, principalmente, o abdômen e a lombar, fortalecendo a musculatura do corpo todo e podendo facilmente ser considerado um full body workout (ou treino completo).
Use uma bike adequada
Em princípio, qualquer bicicleta é capaz de andar em uma pista de pump, até mesmo uma bike de estrada. Mas um equipamento adequado vai tornar a experiência muito mais prazerosa e possibilitar uma evolução muito mais rápida.
Para quem já está acostumado com bikes grandes, como mountain bikes e road bikes, bicicletas no estilo Dirt Jump, com aros 26”, como a Absolute Brutus, por exemplo, são as mais adequadas para o pump, principalmente quando montada com uma suspensão robusta, adequada para a modalidade, como a Absolute Brutus DJ, que tem hastes de 34mm de diâmetro e 100mm de curso.
Muita gente anda de bike aro 20” ou aro 24”, mas elas são mais difíceis de controlar e toleram menos erros, o que nem sempre é bom para quem está começando.
Uma mountain bike aro 29” pode ser adaptada para a prática, mas elas não oferecem a agilidade e nem a resistência de bikes próprias para saltos e manobras, dificultando o rolê e a evolução.
Se a ideia for adaptar uma bike, invista em detalhes como:
- Mesa menor, com até 50mm de comprimento.
- Guidão largo, com pelo menos 720mm.
- Pneus de rolagem rápida como o Kenda K-Rad ou o Kenda Kranium.
- Pedais flat com boa aderência, como o Absolute Prime Flat.
- Um canote que permita baixar o banco até o final.
Equipamentos de segurança
Capacete e luvas, como sempre, são muito bem-vindos. A caneleira também é uma ótima pedida para quem está começando, principalmente se você não estiver acostumado com o pedal plataforma – sim, eles tem o mesmo costume dos pedais da sua bicicleta de infância, que insistia em bater na sua canela de tempos em tempos.
Para quem está pensando em ousar mais, itens como bons capacetes fechados, joelheiras e cotoveleiras são indicados.
Pontos de contato
Por questão de segurança, evite pedais clip no pump. Sim, é plenamente possível andar na pista e fazer curvas com eles, mas o risco de levar um tombo é maior e desnecessário.
Existem calçados específicos para pedais flat, como a sapatilha Giro Latch, mas para começar, o importante é usar um tênis com a sola plana e com boa aderência, basicamente como os calçados usados por quem anda de skate. O tênis de corrida não é legal, já que a sola alta e macia atrapalha sua comunicação com a bike.
Pump Track – Pistas públicas para praticar no Brasil
Estado de São Paulo
São Paulo
-Centro de Esportes Radicais Drac – Av. Pres. Castelo Branco, 5700 – Bom Retiro, São Paulo
-Parque das Bicicletas – Alameda Iraé, 35 – Moema, São Paulo
-Pista de Esportes Radicais Sérgio Ribeiro – Rua Taquari, 635 – Mooca, São Paulo
Aguaí
-Pump Track Aguaí – Parque Interlagos, Aguaí – SP
Bragança Paulista
-Pump track Lago do Taboão – Res. Colinas de São Francisco, Bragança Paulista – SP
Mairiporã
-Pump Track Parque Linear – Av. Leonor de Oliveira, 191 – Mairiporã, SP
Pedregulho
Pump Track Antônio de Freitas Moura – Próximo da Rodoviária
Pindamonhangaba
Pump Track de Pindamonhangaba – Parque da Cidade de Pindamonhangaba
Santos
-Pump Track Emissário – Av. Pres. Wilson, 170 – José Menino, Santos, SP
Estado do Rio de Janeiro
Petrópolis
-Pump Track Henrique Avancini – Estr. União e Indústria, 10.000 – Itaipava, Petrópolis – RJ
Estado de Minas Gerais
Araguari
-Pump Track Araguari – Av. Calimério Pereira de Ávila, 429 – Miranda, Araguari – MG
Conceição das Alagoas
-Pump Track Lagoa Park – Dom Maruca, Conceição das Alagoas – MG
Mariana
-Pista de Pump Track de Mariana – R. São Vicente de Paulo, 130 – Mariana, MG
Estado do Espírito Santo
Vila Velha
-Pista de Pump Track – Ponta da Fruta – Av. Sílvio Baratella, 160 – Centro de, Vila Velha – ES
Estado de Santa Catarina
Urubici
-Pump Track Sesc Urubici – Avenida Adolfo Konder, s/nº – Esquina – Urubici, SC