Por que você deveria usar um pneu mais largo na sua mountain bike?

Seja no MTB ou em qualquer outra atividade esportiva, não tem jeito: o que os atletas de ponta utilizam acaba virando referência mundial. E quando o assunto é pneu para mountain bike, as dúvidas são ainda maiores, afinal, a variedade é impressionante – de tamanhos, largura, altura, desenho dos cravos, com câmara ou sem, nível de proteção contra furos… Dentre todas as variáveis, existe uma que já se tornou tendência em todo o mundo: o uso de pneus mais largos para a prática de mountain bike, seja em estradões ou trilhas.

Neste texto, vamos enumerar diversos motivos pelos quais você deveria utilizar um pneu mais largo na sua mountain bike. Antes, porém, vale uma explicação para você entender os números que acompanham cada modelo de pneu.

Primeiro, vem o número correspondente ao tamanho da roda da sua bicicleta, 26”, 27,5” e 29”; em seguida, aparece a largura do pneu, medida em polegadas. Por exemplo: um pneu com os números 29 x 2.40 significa que é para bikes aro 29” e que tem 2.4 polegadas de largura. Entendido isso, vamos às razões que te farão querer colocar um pneu mais largo na sua bike.

O mito de que pneu mais fino é mais rápido

Como falamos no começo do texto, existe uma influência muito grande do cross country competitivo na escolha dos componentes de uma bicicleta para uso recreativo ou até para atletas amadores. Anos atrás, é fato que ciclistas do mundo inteiro utilizavam pneus mais finos (entre 1.9” e 2.1”)  – muito provavelmente por isso entendeu-se que pneus mais finos são mais rápidos do que um pneu mais largo.

Entretanto, o esporte evoluiu e também a tecnologia, e o que era uma verdade absoluta não é mais. O atual campeão olímpico, o suíço Nino Schurter, utiliza pneus 2.4” – assim como o atual líder do ranking mundial, o brasileiro Henrique Avancini, que costuma usar pneus nesta medida ou próximos a isso.

Se os principais nomes do cross country mundial utilizam pneus mais largos, significa que os pneus não podem ser tão lentos, certo?

Tecnicamente falando, os pneus mais finos possuem menos área de contato com o solo e, consequentemente, têm menos resistência à rolagem, porém, os pneus para mountain bike entre 2.2” e 2.4” polegadas de largura se moldam com mais facilidade às imperfeições do solo, e tornam a pedalada mais segura, confortável, divertida e, consequentemente, mais rápida.

Como estes pneus têm maior volume de ar, é possível calibrá-los com uma pressão um pouco mais baixa e, como consequência, ter mais conforto e aderência durante a pedalada. Passando por pequenos obstáculos de uma maneira mais fácil, você consegue ter mais controle – tudo por conta da área de contato maior com o solo.

Se você pedala por diversão, opte pelo pneu mais largo, com certeza

Logo de saída, os pneus mais largos têm uma vantagem imensa para quem pratica mountain bike: proporcionam mais diversão, talvez o principal motivo para você sair para pedalar em trilhas e estradões.

Mais segurança

Além da diversão, outro componente fundamental de qualquer pedalada é a segurança. Ao mesmo passo em que trazem mais controle, os pneus mais largos também oferecem mais segurança ao ciclista. Voltamos àquele ponto: com mais área de contato com o solo, o pneu traz mais controle nas curvas, em obstáculos e, ainda mais importante, uma capacidade de frenagem maior e mais efetiva.

O mito de que pneus mais largos são muito mais pesados

Em um passado nem tão distante, todo pneu com medidas de 2.35” para cima era focado nas modalidades extremas, como downhill. Provavelmente por este motivo, criou-se o mito de que pneus deste tamanho eram super pesados e só funcionavam em descidas e trilhas técnicas.

A tecnologia evoluiu muito, como já dissemos, e trouxe com ela a possibilidade de pneus mais largos com pesos muito próximos das variações mais estreitas.

Um pneu bem escolhido, levando em conta o seu uso, vai trazer para a sua pedalada muito mais rendimento, segurança, conforto e controle. Pesquise antes de comprar, mas não se esqueça: considere colocar um pneu mais largo na sua mountain bike, você vai se surpreender.